Essa dúvida é mais buscada na internet do que a diferença entre a palavra 'mais' e 'mas', tendo atingido o topo do rank de perguntas mais mal respondidas do planeta, perdendo apenas para 'Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?'.
Quem nunca teve um irmão chato que bisbilhotou o computador e entrou no que não deveria, o meu amigo Lucas que o diga, o irmão dele encontrou uns vídeos dele com o cachorro da família e... Pois bem, essa história merece um post no futuro, vamos logo aprender alguma coisa poh!
O Método mais comum(e fácil) é mudar o nome da pasta para um caracter nulo(ASCII 255) e mudar o ícone para um transparente, a tentativa é válida, entretanto muito falha, é fácil encontrar a pasta por acidente, portanto não recomendo esse.
Obs.: Meu amigo Lucas usava esse método.
Agora imagino o leitor leigo se perguntando:
-Poxa, não acredito que entrei nesse blog para encontrar a mesma resposta para o meu problema que todos os outros tinham! Que porcaria!
Não se deprima meu amigo! Novidade é aqui e satisfação sempre garantida!(desculpe roubar o slogan da Bruna Surfistinha)
O Windows define os ícones das pastas e outras informações em um arquivo chamado “desktop.ini”, o qual é oculto e protegido com atributo do sistema.
O desktop.ini pode ser aberto no seu bloco de notas. O truque para ocultar uma pasta de modo eficiente esta no desktop.ini da lixeira, o qual possui um parâmetro para redirecionar o user para a lixeira. Quando o user tentar entrar na sua pasta pela interface gráfica ele será redirecionado para a lixeira.

O exemplo acima é de um Win7. No winXP a pasta da lixeira se chama “Recycler” e não “$Recycle.bin”. Outro detalhe, esse procedimento é valido em partições NTFS apenas.
Copie o arquivo e cole dentro da pasta que deseja ocultar. Para funcionar a pasta deve estar com atributo de “somente leitura”. Pronto.
Podes automatizar com um script Bat para ocultar e exibir seus arquivos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário